sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dia Internacional das Pessoas Idosas, 1 de outubro de 2015

30000
No 25º aniversário do Dia Internacional das Pessoas Idosas, reconhecemos que as pessoas idosas constituem uma mais-valia para a sociedade e contribuem significativamente para o desenvolvimento global.
No dia 25 de setembro, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, chefes de Estado e governos comprometeram-se na construção de um mundo sustentável, onde ninguém, independentemente da sua idade ou sexo, seria deixado para trás. Na execução da recém-adotada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, devemos ter em conta as mudanças demográficas dos próximos 15 anos. Estas mudanças terão uma influência direta sobre o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O rápido envelhecimento da população e da urbanização irá moldar cada vez mais as nossas sociedades. Está previsto um crescimento no número de pessoas com e acima dos 60 anos de vida nas cidades para mais de 900 milhões em 2050. Isto vai incluir um quarto do total da população urbana nos países em desenvolvimento.
O tema deste ano para o Dia Internacional do Idoso - "Sustentabilidade e inclusão do envelhecimento no ambiente urbano" - sublinha a necessidade de tornar as cidades inclusivas para pessoas de todas as idades. A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) a ser realizada em Quito em outubro 2016 oferece uma oportunidade para que mais avanços sejam feitos neste sentido.
A criação de cidades mais inclusivas para pessoas idosas significa gerar oportunidades para a sua participação económica e social em ambientes acessíveis e seguros. Significa, também, proporcionar habitação a preços acessíveis, bem como a saúde e os serviços sociais necessários para apoiar o seu envelhecimento.
Neste Dia Internacional das Pessoas Idosas, eu peço para que os governos tornem as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, flexíveis e sustentável para que ninguém - de qualquer idade - seja deixado para trás.

Fonte: unric.org

19 Anos no AR


Rádio Vitória FM esta completando 19 anos de história. É uma vida contada e cantada. Parabéns a todos os integrantes da Associação Comunitária Vieirense.

Levino Lacerda - Presidente

  ©Rádio Vitória FM 104,9Mhz - Marcelino Vieira-RN - Todos os direitos reservados.

| Topo